Meu querido avô Ricardo era uma pessoa sábia e homem de vanguarda. Quando menino sempre ouvia seus ensinamentos e ele sempre dizia que podíamos tomar banho com um regador, ou seja, uma lata de 18 litros e isto bastaria. Na casa dele havia fogão a lenha com serpentina que esquentava uma caixa com 80 litros de água para dez pessoas tomarem banho. E isso era suficiente.
Hoje depois de tomar banho de leito e agora a partir do dia 22/02 quando passei a tomar banho usando o regador do jardim lembrei-me do meu avô. O regador é suficiente para meu banho. Molho-me, ensaboô-me e enxaguô-me sem faltar nada. Meu avô sempre esteve certo. Hoje desperdiçamos água. Podemos mudar os hábitos!
Outra coisa que sempre me lembro da casa do meu avô era a quantidade de lixo que se gerava. Na casa dele, o saquinho de papel do armazém virava embalagem para as cestas básica da conferência de São Vicente de Paula. Os resíduos orgânicos viravam compostagem. Os vidros iam para o latão e vendidos no ferro velho. Não existia plástico e nem sacolas de plástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.