terça-feira, 16 de março de 2010
O valor do tempo - parte 2
Autoconstrução poderá receber assistência técnica gratuita
Projeto de Lei aprovado no Senado deve gerar entre 10 e 15 mil novas vagas de emprego para engenheiros e arquitetos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social.
A lei 11.888, de autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), determina que a assistência técnica abranja todos os trabalhos do projeto de construção da moradia, ficando o acompanhamento e a execução da obra a cargo de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. A assistência técnica abrange cooperativas, associação de moradores ou uma única família. A construção pode ser feita por mutirão e há preferência de projetos executados em Zeis (Zona Especial de Interesse Social), urbanos ou rurais.
A lei também permite que sejam firmados convênios ou parcerias entre entes públicos e entidades promotoras de programas de capacitação profissional, residência ou extensão universitária nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia.
O presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Marcos Túlio de Melo, afirmou por meio de nota que o sistema detalhará com prefeituras e o Ministério das Cidades a operacionalidade da lei durante os próximos seis meses. Segundo Melo, a lei deverá abrir oportunidades no mercado de trabalho para engenheiros de diversas modalidades, arquitetos e urbanistas e técnicos em edificações.
Os recursos serão oriundos do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e permite a participação do capital privado. A lei entrará em vigor no dia 24 de julho de 2009.
Fonte: Piniweb
Ainda quero ver os picaretas longe das obras.
AUTO-CONSTRUÇÃO: é um subconjunto das construções por autogestão no qual a família ou seus membros são envolvidos diretamente na construção, ampliação, ou reforma da unidade habitacional através de seu trabalho braçal direto com os materiais e componentes
29/08/08
A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) quer ampliar o alcance do Qualinstal, um programa de qualidade para empresas que fazem instalações prediais. O programa, lançado há seis anos, tem boa adesão na área de instalação de gás, está incipiente na área de eletricidade e ainda não decolou nas instalações hidrossanitárias.
O presidente da entidade, José Jorge Chaguri diz que as pessoas têm muito medo do gás, o que aumenta a demanda por empresas com alguma certificação e fomenta a adesão. “Explosões, invariavelmente envolvem botijões de gás e são muito raras em sistemas de gás encanado. Já na energia elétrica, os acidentes muitas vezes são mascarados.” Afirma também que o vazamento de gás é perceptível (avisa) pelo cheiro e o problema elétrico não. Completa argumentando que uma pessoa pode ter uma parada cardíaca ao entrar em contato com aparelhos que estejam com fuga de energia.
As instalações representam, em média, 15% do custo da construção civil. O segmento movimenta algo em torno de 15% do PIB. Apesar disso, segundo Chaguri, é corriqueira a contratação de empresas sem qualificações técnicas ou mergulhadas na informalidade, inclusive em empreendimentos de alto padrão. O Sindinstalação, sindicato do setor, defende - além do programa Qualinstal - a certificação compulsória, onde haja uma espécie de “habite-se” aplicado às instalações.
Chaguri afirma que "com a abertura do mercado há de tudo à venda. O instalador tem a obrigação de funcionar como um filtro, escolhendo apenas matérias que atendam às normas."
Requisitos e escopo do Qualinstal.
Normas aplicáveis para instalações elétricas, hidráulicas e a gás.
Instalação de Gás; Instalação Hidráulica e Sanitária; Instalação Elétrica;
FONTES: QUALINSTAL; OESP Digital – Serviços & Construção (Pesquisar: Agosto de 2008, sexta-feira 29, Serviços e Construção)
Duas notícias de falha de instalação ou mão de obra. Se vocês prestarem atenção no tema todo dia tem notícias deste tipo.
Incêndio destrói supermercado de shopping em Manaus - AE / UOL
Telefônica pode ser multada em R$ 25 mi por queixas de clientes
Renovando os ditados
Como estamos na ' Era Digital ', foi necessário rever os velhos ditados existentes e
adaptá-los à nova realidade. Veja abaixo....
5. Para bom provedor uma senha basta.
6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
13. Quem clica seus males multiplica.
14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.