Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

terça-feira, 16 de março de 2010

O valor do tempo - parte 2

Postei O valor do tempo sobre a lembrança de meu pai ter também fraturado a bacia igual a mim. Nestes dias quando pude conversar com calma com minha mãe, coisa que eu não fazia há muito tempo, descobri que ela fraturou o calcâneo e passou por um processo de recuperação igual ao meu. Só pude recolher-me aos pensamentos e refletir sobre estas coincidências. Não é um castigo divino, mas foi acredito que é uma maneira de sentir exatamente o que foi cada evento com cada um deles. É o aprendizado permanente: viver a experiência e literalmente na carne. Dos dois episódios eu estive ausente.
Lição aprendida: corra para abraçar aqueles que você gosta não só quando, mas principalmente, quando eles precisarem do seu ombro para simplesmente apoiar sua caminhada, dos seus braços para carregá-los no colo, da sua atenção para uma conversa ao leito, do seu copo d'água que você pode lhes ofertar. Portanto, abra mão de dinheiro, compromissos, consumismo, desculpas, distância e vá. Aqueles que você ama às precisam somente da sua presença e não do seu dinheiro, da sua posição social ou das suas conquistas.
Aprendi mais uma vez que o tempo passou, foi, esgotou e a oportunidade passou.

Autoconstrução poderá receber assistência técnica gratuita

Projeto de Lei aprovado no Senado deve gerar entre 10 e 15 mil novas vagas de emprego para engenheiros e arquitetos.


Lula sanciona lei que beneficia famílias com renda de até 3 salários mínimos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social.

A lei 11.888, de autoria do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), determina que a assistência técnica abranja todos os trabalhos do projeto de construção da moradia, ficando o acompanhamento e a execução da obra a cargo de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. A assistência técnica abrange cooperativas, associação de moradores ou uma única família. A construção pode ser feita por mutirão e há preferência de projetos executados em Zeis (Zona Especial de Interesse Social), urbanos ou rurais.

A lei também permite que sejam firmados convênios ou parcerias entre entes públicos e entidades promotoras de programas de capacitação profissional, residência ou extensão universitária nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia.

O presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Marcos Túlio de Melo, afirmou por meio de nota que o sistema detalhará com prefeituras e o Ministério das Cidades a operacionalidade da lei durante os próximos seis meses. Segundo Melo, a lei deverá abrir oportunidades no mercado de trabalho para engenheiros de diversas modalidades, arquitetos e urbanistas e técnicos em edificações.

Os recursos serão oriundos do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e permite a participação do capital privado. A lei entrará em vigor no dia 24 de julho de 2009.

Fonte: Piniweb

Veja a matéria no site da Pini

Ainda quero ver os picaretas longe das obras.

Está na hora de acabar com os seres de pouca qualificação fazendo cacaobras no Brasil. A autoconstrução é proibida por Lei, a NR10 veio com força de lei e existe um movimento para certificação das instalações prediais.

AUTO-CONSTRUÇÃO: é um subconjunto das construções por autogestão no qual a família ou seus membros são envolvidos diretamente na construção, ampliação, ou reforma da unidade habitacional através de seu trabalho braçal direto com os materiais e componentes

A autoconstrução é ilegal no Brasil (lei 5.194/66)
Ela provoca no mínimo:
Risco à segurança
Aumento nos custos
Desperdício de materiais e
Desperdício de mão de obra
A Certificação de instalações é algo louvável que trará benefícios diretos como a redução do custo de seguro por mitigar riscos de vícios, violação de fatores de segurança e não conformidades com as Normas e boas práticas, otimização energética com a diminuição das perdas nas instalações, garantia de cumprimento do projeto com o emprego de mão de obra qualificada e por uma coisa muito boa que é forçar a mão de obra a colocar a bunda numa cadeira de escola.


Instalação Predial deve ser certificada - OESP

29/08/08

A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) quer ampliar o alcance do Qualinstal, um programa de qualidade para empresas que fazem instalações prediais. O programa, lançado há seis anos, tem boa adesão na área de instalação de gás, está incipiente na área de eletricidade e ainda não decolou nas instalações hidrossanitárias.


O presidente da entidade, José Jorge Chaguri diz que as pessoas têm muito medo do gás, o que aumenta a demanda por empresas com alguma certificação e fomenta a adesão. “Explosões, invariavelmente envolvem botijões de gás e são muito raras em sistemas de gás encanado. Já na energia elétrica, os acidentes muitas vezes são mascarados.” Afirma também que o vazamento de gás é perceptível (avisa) pelo cheiro e o problema elétrico não. Completa argumentando que uma pessoa pode ter uma parada cardíaca ao entrar em contato com aparelhos que estejam com fuga de energia.


As instalações representam, em média, 15% do custo da construção civil. O segmento movimenta algo em torno de 15% do PIB. Apesar disso, segundo Chaguri, é corriqueira a contratação de empresas sem qualificações técnicas ou mergulhadas na informalidade, inclusive em empreendimentos de alto padrão. O Sindinstalação, sindicato do setor, defende - além do programa Qualinstal - a certificação compulsória, onde haja uma espécie de “habite-se” aplicado às instalações.


Chaguri afirma que "com a abertura do mercado há de tudo à venda. O instalador tem a obrigação de funcionar como um filtro, escolhendo apenas matérias que atendam às normas."

Requisitos e escopo do Qualinstal.


Normas aplicáveis para instalações elétricas, hidráulicas e a gás.

Instalação de Gás; Instalação Hidráulica e Sanitária; Instalação Elétrica;


FONTES:
QUALINSTAL; OESP Digital – Serviços & Construção (Pesquisar: Agosto de 2008, sexta-feira 29, Serviços e Construção)

Duas notícias de falha de instalação ou mão de obra. Se vocês prestarem atenção no tema todo dia tem notícias deste tipo.

Incêndio destrói supermercado de shopping em Manaus - AE / UOL

23/07/2008

Manaus - Durante duas horas, um incêndio destruiu um supermercado dentro de um shopping em Manaus. Os bombeiros chegaram ao local às 5h45, 15 minutos após o início do incêndio. Segundo a fiscal de prevenção do supermercado, Jeane Leão, o incêndio teria começado na área da peixaria, porque um dos freezers teria entrado em curto-circuito.

Ainda de acordo com a fiscal de prevenção do supermercado, havia 20 funcionários no supermercado no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado, mas ainda havia pequenos focos dentro do supermercado. Os bombeiros alertam ainda para risco de desabamento.

Conjunto Nacional diz que explosão atingiu ar-condicionado; dois sofreram queimaduras - FSP

22/07/2008

Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira em conseqüência de uma explosão no Conjunto Nacional, na avenida Paulista (região central de São Paulo). Houve corre-corre e o trânsito ficou prejudicado na região. A administração do condomínio, um dos maiores da Paulista, informou que a explosão atingiu o ar-condicionado da academia Bio Ritmo, no segundo terraço, ao lado da alameda Santos. Ainda de acordo com a administração, os feridos são funcionários contratados pela academia para manutenção preventiva no equipamento.

Informações preliminares apontavam que a explosão havia sido causada por um curto-circuito. No entanto, de acordo com os bombeiros, houve uma explosão ambiental. As causas, porém, ainda serão investigadas. Segundo o major Jovelino Barbosa Lima, comandante do 1º Grupamento dos Bombeiros, uma das vítimas sofreu queimaduras em 80% do corpo. A outra, além de queimaduras, sofreu uma fratura. De acordo com a Defesa Civil, as vítimas foram identificadas como Santo Galle Sobrinho e Rildo Elias Soares. Ambos foram encaminhados para o Hospital das Clínicas.

O Conjunto Nacional chegou a ser esvaziado após a explosão, mas voltou a funcionar normalmente. Apenas a área atingida está preservada e deverá passar por perícia. Em nota, o condomínio afirma que "a situação está sob controle e não há risco para a comunidade".

Trânsito

A alameda Santos chegou a ficar interditada na altura da Consolação para os trabalhos dos bombeiros. Por volta das 16h, a CET informou que apenas a faixa esquerda da via permanecia bloqueada. A Paulista não sofreu interdições.


Telefônica pode ser multada em R$ 25 mi por queixas de clientes

Até que enfim algo acontece! Vejam a reportagem completa no site Follha on line. Embora eu ache pouco a multa. Deveriam multiplicar pelo número de sacos que eles deixaram cheios (15.337 reclamações).

Aqui em casa algumas coisas são definitivamente proibidas por determinação de mim mesmo por acatamento de ordem ou por ditadura mesmo. Não se aceita justificativa. Eis minha lista negra:
1-TELEFÔNICA:
Desde que eu tive uma linha telefônica com speed minha vida virou um inferno. Fui para o céu quando consegui me livrar. Para cancelar a linha tive de fazer uma carta de próprio e enviar para um endereço indicado por eles. Tudo unilateral e sujeito a desvios. Pelo menos no intervalo eu usava para descarregar o stress, quando chegava na sexta-feira e tinha de falar com o mauteleatendimento e chamá-los de quadrúpedes, energúmenos, acéfalos. Os QIs de ameba em coma não sabiam o que isto significava mesmo. Depois disso é proibido falar, usar, ler correspondêcia, propaganda, etc desta empresa aqui em casa.
2-Banco real:
Tive um financiamento imobiliário com este maldito banco. Fatura não chegava, eu com o dienheiro para pagar, ia no banco e eles não localizam o contrato e eu não conseguia pagar. Acabava pagando multa. As cinco últimas prestações eu precisei de uma advogada para conseguir pagar. Para quitar o empréstimo todo eles queria que eu levasse em dinheiro. A advogada teve de intervir de novo. Hoje financiamento imobiliário somente com a CEF. Depois disso é proibido ver o logo, falar, usar, ler correspondêcia, propaganda, pensar sobre esta empresa aqui em casa. A coisa é tão séria que se eu comprar qualquer coisa financiada e aparecer o logo desta famigerada empresa ou coligadas eu simplesmente cancelo a compra. Quando fui comprar a cozinha planejada de minha casa em Blumenau, o vendedor tirou um papel com o logo. Eu levantei e ia embora. Ele mudou a forma de pagamento. Dá ânsia de vômito de raiva só de ver o logo do Real = ABN Amro Banco = Aymoré = prédio do Real = papai noel no Real da Paulista. Lembra da propaganda? Fazendo o impossível para irritar você.
3-Brasil Telecom:
Tive esta linha em Blumenau. Descobri depois de contratar o pacote de minutos que era cobrada a taxa de completamento. Para cada ligação eles cobram 4 minutos mais o que se usava. Padrão? Não, é roubo mesmo. Mudei para a GVT que até hoje foi a única que não deu problema e o atendimento surpreendeu de bom.
4-Vivo:
Tive um vivo em SP que em MG era morto. Toda vez que viajava o danado ficava com saudade de casa e ficava mudo. O vivo morria.
5-Modem 3G da Claro:
Na fase de mudança tive um danado desses. O 3G que deve ser 3 x ganha a Claro e perde o consumidor era mais lento que a antiga conexão por placa faxmodem de 56k. Lembram disso? Minha antiga conexão de 1986 era mais rápida. Cancelei a assinatura.

Renovando os ditados

Como estamos na ' Era Digital ', foi necessário rever os velhos ditados existentes e

adaptá-los à nova realidade. Veja abaixo....

(faltou autoria)

1. A pressa é inimiga da conexão.

2. Amigos, amigos, senhas à parte.

3. A arquivo dado não se olha o formato.

4. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.

5. Para bom provedor uma senha basta.

6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.

8. Hacker que ladra, não morde.

9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.

10. Mouse sujo se limpa em casa.

11. Melhor prevenir do que formatar.

12. Quando um não quer, dois não teclam.

13. Quem clica seus males multiplica.

14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.

15. Quem envia o que quer, recebe o que não quer...

16. Quem não tem banda larga, caça com modem.

17. Quem semeia e-mails, colhe spams.

18. Quem tem dedo vai a Roma.com

19. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.

20. Diga-me que computador tens e direi quem és.

21. Uma impressora disse para outra: Essa folha é sua ou é impressão minha.

22. Aluno de informática não cola, faz backup.

23. Na informática nada se perde nada se cria. Tudo se copia... E depois se cola.