Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

sábado, 6 de março de 2010

Escadas domésticas: o ensaio do INMETRO reprovou todas

Quanto aos acidentes domésticos segue um comentário interessante:
Veja a matéria completa no site do INMETRO para escadas de 5 degraus.
Para a escada metálica também não melhor veja também no site do INMETRO.

Resumo da Análise

Na Inglaterra, o Serviço Nacional de Saúde tem um custo estimado em 450 milhões de Libras, por ano, com tratamento de lesões causadas por acidentes domésticos.

Neste mesmo país, em 1995, os feridos devido a acidentes domésticos somaram 37% de todos os feridos atendidos em hospitais. Entre todos os tipos de acidentes domésticos, as quedas somam mais de 38%.

No Brasil, não existem estatísticas sobre acidentes domésticos, porém acredita-se que estes índices sejam semelhantes ou superiores aos da Inglaterra.

As escadas domésticas metálicas, utilizadas em residências, para consertos ocasionais e pequenos serviços domésticos, e em estabelecimentos comerciais, para pequenos serviços de manutenção, apresentam, pela sua característica intrínseca de uso, um potencial de risco à segurança do usuário.

A análise realizada em escada doméstica metálica objetiva verificar a conformidade destes produtos disponíveis no mercado nacional em relação aos requisitos de segurança, ou seja, verificar se o consumidor tem acesso a produtos seguros e que atendam às suas necessidades.

Deve ser destacado que estes ensaios não se destinam a aprovar marcas ou modelos de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma técnica indica uma tendência do setor em termos de qualidade. A partir dos resultados obtidos, são definidas as medidas necessárias para que o consumidor tenha, à sua disposição no mercado, produtos adequados às suas necessidades.

Conclusões

Os resultados dos ensaios indicam que as escadas domésticas metálicas, disponíveis no mercado nacional, não estão de acordo com os requisitos da norma brasileira específica para o produto.
Todas as 7 (sete) marcas analisadas apresentaram não conformidades tanto nos requisitos dimensionais quanto nos requisitos mecânicos.

A elevada incidência de não conformidades, denotando um potencial risco à segurança do usuário, indica a necessidade de ser agendada reunião com as partes interessadas (fabricantes, representantes dos consumidores, laboratórios independentes e Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT), objetivando definir ações aplicáveis.

Dentre as ações eventualmente aplicáveis, devem ser consideradas a revisão da norma brasileira, que revela a necessidade de uma maior clareza nos requisitos ligados à segurança dos usuários de escadas domésticas metálicas, e a conveniência de se criar um programa de melhoria da qualidade específico para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.