Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

domingo, 7 de março de 2010

Pense quando usar uma escada em casa

Apesar de conviver diariamente com exigências de segurança, procedimentos, análises de risco, riscos extremos e ser conhecedor do tema é para dar a cara a tapa quando em casa parecemos ignorar tudo. Resultado: aplicação do postulado de Bechara.
Considerando-se somente sobre o acidente com escadas com amigos e conhecidos comprovei que uma grande maioria já passou por este evento.
Alguns exemplos:
O tio da minha sogra sofreu uma queda de uma escada de 3 degraus colocando uma cortina. Resultado: um TCE que o deixou em estado de dependência por 16 anos.
Um amigo que depois de aposentado trabalha com instalações elétricas me relatou uma quebra da escada por falha da madeira do varal. Resultado: ele caiu com os dois calcanhares no jardim e a sorte foi que a terra estava fofa e amorteceu a queda. Se fosse no piso de concreto possivelmente ele teria fraturado alguma coisa. Este mesmo amigo relatou que uma escada de aluminio teve uma ruptura do pino de fixação e a escada pendeu para a parede da frente e por sorte ele não veio a cair no andar abaixo. Resultado: ele condenou a escada, mas adivinhem quem teimou em usar novamente e se acidentou? Foi um pedreiro comprovando a teoria que a informação não entra na cabeça porque o som não se propaga no vácuo.
E por aí vai, basta perguntarem e descobrirão algum evento destes.
Portanto, avaliem em suas casas as condições inseguras como escadas escorregadias, botijão de gás em posição insegura, mangueira de botijão passando atrás do fogão, instalações elétricas fora de norma, mal feitas, mal dimensionadas, escadas inseguras e também verifiquem forma como utilizam tais acessórios. No site do MTE tem informações sobre segurança no lar. Acesse a cartilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.