Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

sábado, 6 de março de 2010

Dicas para verificação em uma instalação elétrica

Como já escrevi sobre consultar um engenheiro para execução dos serviços que demandam mais inteligência, visto que pedreiros dos que eu conheci até agora são desprovidos desta faculdade. Exceto o Bolão. Acho que vou importar o Bolão para acabar minha reforma. Deixo aqui então estas dicas de um documento que tinha em meu acervo e chamo-os à reflexão se em vossas casas existe construído conforme indicado pela norma.

DICAS PARA VERIFICAÇÃO EM UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Este documento criado com base no capítulo 7 da Norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR5410/04, tem o objetivo de auxiliar os profissionais nos procedimentos em uma verificação nas instalações elétricas antes da entrega da obra.
Itens a serem verificados:
1) Verifique se há um projeto da instalação elétrica ou reforma de acordo com o que foi instalado.
2) Caixas de ligação devem estar sempre tampadas.
3) Os produtos e dispositivos de proteção (Disjuntores, Fios e Cabos,Reatores e Lâmpadas Fluorescentes, Interruptores e tomadas) devem possuir o selo do INMETRO
4) As emendas dos fios e cabos não podem estar dentro de eletrodutos, ou seja, devem estar sempre dentro das caixas de passagens, e devem estar bem isoladas.
5) As tomadas devem ser do tipo com contato de aterramento, ou seja, 2 pólos e terra.
6) O fio terra deve estar instalado em todas as tomadas e pontos de iluminação e deve ser com capa nas cores verde e amarelo, ou simplesmente verde.
7) Os circuitos de iluminação não devem estar junto com os circuitos que atendam tomadas, somente em casos especiais – Verifique as restrições na norma NBR5410/04 8) Os circuitos de iluminação devem ser instalados com fio de seção maior ou igual a 1,5mm2.
9) Os circuitos de tomadas de uso geral devem ser instalados com fio de seção maior ou igual a 2,5mm2.
10) Tem que haver pelo menos 1 (um) DR – Dispositivo Diferencial Residual – de 30mA instalado no quadro de distribuição, porém o ideal é ter mais que um por quadro.
11) Verifique se algum condutor neutro foi usado como condutor de proteção (fio terra) e em caso positivo elimine-o.
12) Os eletrodutos devem possuir folga de aproximadamente 50% em seu interior.
13) O quadro de distribuição deve possuir proteção para que os usuários não tenham acesso as partes vivas.
14) O Quadro de distribuição não deve ser de material combustível como madeira, por exemplo, e deve ser identificado na parte externa.
15) O quadro deve estar localizado longe de áreas molhadas (Box), fonte de gás, e tem que estar desobstruído para fácil acesso.
16) Os dispositivos de proteção (Disjuntores, Fusíveis, DR) devem possuir identificação para que o usuário identifique a que circuito cada proteção pertence.
17) A cor do fio neutro deve ser sempre azul clara.
18) Teste o DR acionando o botão de teste. Este deve interromper a passagem da corrente elétrica e poder ser rearmado sem problemas.
19) Verifique a continuidade do Condutor de proteção (Fio terra) medindo com um Ohmímetro desde a conexão com a tomada até a conexão com o eletrodo de aterramento.
20) Verifique se o eletrodo de aterramento existe (se não esta danificado, corroído, ou interrompido) e esta conectado ao fio terra. Verifique também que esta conexão esteja firme.
21) Verifique se não há fios soltos (fora de eletrodutos, bandejas etc) no piso, nas paredes, no teto, mesmo que sobre forros ou revestimentos.
22) Após todas esta providências, verifique o funcionamento operacional da instalação, como tomadas e lâmpadas e interruptores funcionando corretamente, e se não há algum componente visualmente danificado.

Artigo da abracopel - Associação Brasileira para Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.