Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

terça-feira, 16 de março de 2010

Ainda quero ver os picaretas longe das obras.

Está na hora de acabar com os seres de pouca qualificação fazendo cacaobras no Brasil. A autoconstrução é proibida por Lei, a NR10 veio com força de lei e existe um movimento para certificação das instalações prediais.

AUTO-CONSTRUÇÃO: é um subconjunto das construções por autogestão no qual a família ou seus membros são envolvidos diretamente na construção, ampliação, ou reforma da unidade habitacional através de seu trabalho braçal direto com os materiais e componentes

A autoconstrução é ilegal no Brasil (lei 5.194/66)
Ela provoca no mínimo:
Risco à segurança
Aumento nos custos
Desperdício de materiais e
Desperdício de mão de obra
A Certificação de instalações é algo louvável que trará benefícios diretos como a redução do custo de seguro por mitigar riscos de vícios, violação de fatores de segurança e não conformidades com as Normas e boas práticas, otimização energética com a diminuição das perdas nas instalações, garantia de cumprimento do projeto com o emprego de mão de obra qualificada e por uma coisa muito boa que é forçar a mão de obra a colocar a bunda numa cadeira de escola.


Instalação Predial deve ser certificada - OESP

29/08/08

A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) quer ampliar o alcance do Qualinstal, um programa de qualidade para empresas que fazem instalações prediais. O programa, lançado há seis anos, tem boa adesão na área de instalação de gás, está incipiente na área de eletricidade e ainda não decolou nas instalações hidrossanitárias.


O presidente da entidade, José Jorge Chaguri diz que as pessoas têm muito medo do gás, o que aumenta a demanda por empresas com alguma certificação e fomenta a adesão. “Explosões, invariavelmente envolvem botijões de gás e são muito raras em sistemas de gás encanado. Já na energia elétrica, os acidentes muitas vezes são mascarados.” Afirma também que o vazamento de gás é perceptível (avisa) pelo cheiro e o problema elétrico não. Completa argumentando que uma pessoa pode ter uma parada cardíaca ao entrar em contato com aparelhos que estejam com fuga de energia.


As instalações representam, em média, 15% do custo da construção civil. O segmento movimenta algo em torno de 15% do PIB. Apesar disso, segundo Chaguri, é corriqueira a contratação de empresas sem qualificações técnicas ou mergulhadas na informalidade, inclusive em empreendimentos de alto padrão. O Sindinstalação, sindicato do setor, defende - além do programa Qualinstal - a certificação compulsória, onde haja uma espécie de “habite-se” aplicado às instalações.


Chaguri afirma que "com a abertura do mercado há de tudo à venda. O instalador tem a obrigação de funcionar como um filtro, escolhendo apenas matérias que atendam às normas."

Requisitos e escopo do Qualinstal.


Normas aplicáveis para instalações elétricas, hidráulicas e a gás.

Instalação de Gás; Instalação Hidráulica e Sanitária; Instalação Elétrica;


FONTES:
QUALINSTAL; OESP Digital – Serviços & Construção (Pesquisar: Agosto de 2008, sexta-feira 29, Serviços e Construção)

Duas notícias de falha de instalação ou mão de obra. Se vocês prestarem atenção no tema todo dia tem notícias deste tipo.

Incêndio destrói supermercado de shopping em Manaus - AE / UOL

23/07/2008

Manaus - Durante duas horas, um incêndio destruiu um supermercado dentro de um shopping em Manaus. Os bombeiros chegaram ao local às 5h45, 15 minutos após o início do incêndio. Segundo a fiscal de prevenção do supermercado, Jeane Leão, o incêndio teria começado na área da peixaria, porque um dos freezers teria entrado em curto-circuito.

Ainda de acordo com a fiscal de prevenção do supermercado, havia 20 funcionários no supermercado no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi debelado, mas ainda havia pequenos focos dentro do supermercado. Os bombeiros alertam ainda para risco de desabamento.

Conjunto Nacional diz que explosão atingiu ar-condicionado; dois sofreram queimaduras - FSP

22/07/2008

Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta terça-feira em conseqüência de uma explosão no Conjunto Nacional, na avenida Paulista (região central de São Paulo). Houve corre-corre e o trânsito ficou prejudicado na região. A administração do condomínio, um dos maiores da Paulista, informou que a explosão atingiu o ar-condicionado da academia Bio Ritmo, no segundo terraço, ao lado da alameda Santos. Ainda de acordo com a administração, os feridos são funcionários contratados pela academia para manutenção preventiva no equipamento.

Informações preliminares apontavam que a explosão havia sido causada por um curto-circuito. No entanto, de acordo com os bombeiros, houve uma explosão ambiental. As causas, porém, ainda serão investigadas. Segundo o major Jovelino Barbosa Lima, comandante do 1º Grupamento dos Bombeiros, uma das vítimas sofreu queimaduras em 80% do corpo. A outra, além de queimaduras, sofreu uma fratura. De acordo com a Defesa Civil, as vítimas foram identificadas como Santo Galle Sobrinho e Rildo Elias Soares. Ambos foram encaminhados para o Hospital das Clínicas.

O Conjunto Nacional chegou a ser esvaziado após a explosão, mas voltou a funcionar normalmente. Apenas a área atingida está preservada e deverá passar por perícia. Em nota, o condomínio afirma que "a situação está sob controle e não há risco para a comunidade".

Trânsito

A alameda Santos chegou a ficar interditada na altura da Consolação para os trabalhos dos bombeiros. Por volta das 16h, a CET informou que apenas a faixa esquerda da via permanecia bloqueada. A Paulista não sofreu interdições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.