Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Consulte sempre um engenheiro

"Bilham, da Universidade do Colorado, estima que um engenheiro está envolvido em apenas 3% das construções erguidas ao redor do mundo."

Todos se esquecem que a auto-construção é um risco desnecessário. Se a casa apresentar trincas, fissuras, recalques ou qualquer outro vício a quem você irá recorrer? Ir atrás do pedreiro? Tolinhos! Esta raça nunca se responsabiliza por nada, podem se mudar como morcegos mudam de caverna, escorregam como bagres ensaboados.
O mínimo que a auto-construção pode resultar é o gasto excessivo de material e o colapso da construção é risco real.
Se vocês quiserem continuar acreditando no pedreiro que se diz entendedor de tudo, quando eles disserem para usar tal ferragem e tal estribo perguntem qual é a carga que tal estrutura suporta. Vocês não terão resposta.
Coisas simples são suprimidas. Os pedreiros, 99%, não se preocupam com o recobrimento mínimo das ferragens de colunas, vigas ou lages. Existe a boa prática para isso e frequentemente vemos ferragens expostas em peças de concreto estrutural. O que significa isto? A estrutura de concreto não é garantida e pode não suportar os esforços da edificação.
A norma de estruturas 6118 determina quanto deve ser o cobrimento mínimo das amaduras. A camada de concreto aumenta conforme a agressividade do local. Por exemplo, uma obra à beira-mar ou exposta a produtos químicos, como um armazém,tem mais risco de corrosão do que outra construída numa área rural.
Vocês sabem que o teor de água no concreto determina a sua resistência? Lembrem-se do que pedreiro mais gosta de fazer: colocar água no concreto até ficar um mingau. Para eles é uma beleza para colocar a massa nas formas, tudo escorre e pouco esforço é feito. Para as exigências estruturais é uma porcaria. O concreto deixa de ser concreto estrutural para ser concreto magro.

Na hidráulica, quantos de nós não nos deparamos com um pedreiro que quer reinventar os produtos da Tigre. A Tigre e Amanco tem toda uma linha de produtos com a mais variada gama de conexões e por vezes vemos os ditos entendidos aquecerem o tubo de PVC no fogo(normalmente num chumaço de papel queimando) e fazerem uma luva mirabolante. Vazamento? No futuro ele não estará mais na sua obra e você fica com o mico.

Na área elétrica não é diferente. Quantos pedreiros sabem de tudo, fazem alvenaria, hidráulica, elétrica, pintura. Acho que fazem cirurgias também.
Não é raro encontrarmos casas onde não houve nenhuma preocupação em atender aos requisitos da NBR5410. A norma determina o uso de DR e DPS. Vocês já ouviram falar disto? Pergunte ao seu pseudo sabe-tudo. Garanto que ele achará que é algo do outro mundo. Quem quiser mais detalhes eu explico o que é cada um destes dispositivos.

Reflitam: vale a pena correr o risco?
O assunto é sério e o conhecimento só se adquire colocando a bunda na cadeira da faculdade e cansando o pulso de tanto fazer cálculos.

Como avaliar riscos e benefícios antes de adquirir imóvel em construção? Veja a reportagem completa em http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/02/19/como-avaliar-riscos-e-beneficios-antes-de-adquirir-imovel-em-construcao.jhtm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.