Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dicas para construir uma casa com sucesso

Estas são apenas algumas observações, mas não esgoto o assunto. Quem quiser gerenciar uma obra com metodologia mais adequada nos moldes do PMI leia http://www.douglas-braga.com/2009/06/planejando-um-projeto-passo-passo.html.

1 - Analisar o investimento:
A casa desejada é compatível com o local que tem para construir? Ou seja, a tão sonhada casa ao final da obra terá liquidez e preço de venda merecido. Às vezes é melhor construir uma casa menor num local melhor e ao final a casa terá maior valorização. Sempre pense que imóvel é patrimônio e você pode precisar vender o imóvel e se surpreender com o valor de mercado. Aprendi isto quando construí minha primeira casa. Construí a casa desejada(240m2) no local onde cresci e gostava, mas quando precisei vender a região não pagava o que a casa valia. Descobri que construí uma casa com padrão muito superior ao da região.
2 - Planejar cada etapa da obra:
Não é difícil. Basta imaginar a construção e listar cada etapa e calcular os custos. Lembra de considerar os períodos de chuva que atrapalham todos os serviços externos e for empreitada o pedreiro vai te enrolar e for por dia trabalhado você vai pagar por dias improdutivos. Pesquisa, estuda, busca informação. Usa a internet em seu favor. Você encontra tanto lixo na internet e pode garimpar informação boa também.
Lembra de analisar as cotas do terreno. Nunca construa uma casa no mesmo nível da rua. Lembra que a rua pode ser asfaltada, recapeada e a cada obra da prefeitura a rua pode subir e sua casa ficar enterrada e a enxurrada invadir sua casa. Construa a casa no nível pelo menos 50cm acima do nível da rua.
3 - Nunca se esqueça que água encontra caminhos e pode aparecer umidade em locais indesejados. Umidade gera bolor, bolor gera alergia, alergia causa desconforto. Faça um estudo dos impermeabilizantes que serão necessários para uma obra sem umidade.
4 - Ao contratar a sub-raça que são os pedreiros. Até agora considero sub-raça pois não encontrei explicação para o comportamento dessa raça. Não tem palavra, não cumprem o combinado, não sabem trabalhar sem supervisão, a surpresa que eles dão é sempre desagradável, você confia e eles te roubam, enfim para mim não são dignos de confiança. Se existir algum que tenha carater que venha me provar o contrário. Vai algumas dicas:
  1. Exija sempre a documentação e faça pesquisa de antecedentes. Tem muito ladrão solto por aí.
  2. Essa raça tem prazo de validade de 3 meses. Depois disso caem na enrolação.
  3. Nunca pense que ele entendeu o que você disse e fará conforme deseja. Creio que para uma ordem dada existe 99% dele fazer exatamente ao contrário.
  4. Controle os materiais e ferramentas. Desvios, roubos e desperdícios de material e ferramental é o que mais gostam de fazer.
  5. Nunca pague adiantado. Faça contrato onde o pagamento será somente após o término e efetiva aprovação dos serviços.
  6. Se começar a enrolar não hesite em demitir sumariamente. Não tenha dó e nem piedade se eles alegarem que a vó precisa trocar a dentadura, que o filho precisa trocar a muleta, que a mulher é diabética ou qualquer outra desgraça humana possível. Eles têm um vasto repertório de desculpas, churumelas, reclamações e desculpas.
  7. Não sirva almoço, café ou qualquer outro agrado. Eles não sabem retribuir tal agrado. Mantenha uma distância fria e saudável o bastante para que eles não comecem a te contar as desgraças suburbanas até você querer conhecer a família ou chamar para um almoço em família. Não se envolva, eles não são da sua família e não compartilham dos mesmos objetivos que você. Um pedreiro pode ser digno de confiança depois de umas dez obras com sucesso. Antes disso ele é um estranho.
  8. Por Arq. Iberê M. Campos: Um projeto cuidadoso e caprichado garante o sucesso comercial e o bem estar dos moradores de uma residência. Além dos parâmetros básicos de todo projeto arquitetônico como aproveitamento do terreno, estética, circulação e aspectos estruturais a base do conforto é estabelecer medidas corretas para cada ambiente e cada detalhe.

2 comentários:

  1. tô amando o seu blog assim com amo vc

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado todo esse processo (casa e queda) pelo blog de Amábile e o que resta é ficar aqui torcendo pra essa agonia acabar logo.
    Agora amigo (posso chamar assim ne?, pq marido de amiga é amigo...rs)pode ir se preparando pra contar a historia do titulo do blog, porque toda blogueira que se preza traz a curiosidade no sangue...rs
    E fique bom logo porque ta todo mundo ansioso para ver essa casa prontinha ta?
    beijos pro casal.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.