Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

segunda-feira, 8 de março de 2010

A importância do Capital Humano

A importância do Capital Humano


Há 27 anos, surgiram os computadores pessoais e, a partir daí, as inovações em todas as atividades do cotidiano; um mundo mais moderno e eficiente em tudo. As distâncias foram eliminadas, os tempos se modificaram e a vida acelerou. O processo de automação passou a fazer parte da vida com maior intensidade.

Inúmeras foram as alterações, devido à informatização. Maravilhosa esta inovação que permite ao homem dispor de mais tempo para exercer sua verdadeira função de ser dominante e superior, podendo criar um mundo melhor para viver e ser feliz.

Mesmo com tantas inovações, nada substitui o poder exclusivo do ser humano, de criar, raciocinar, interpretar e escolher as melhores soluções para os problemas da humanidade. Pensar e tomar decisões ainda são diferenciais importantes de seres inteligentes.

A Engenharia também acompanha está modernização. Sendo ela uma atividade responsável pela construção do mundo real, no qual se pode observar no dia-dia, talvez tenha sido a que mais se automatizou, a partir do impacto causado pela tecnologia. Em vista disso, provocou significativa modificação na vida dos profissionais da área, permitiu o aparecimento de verdadeiras obras-primas do conhecimento humano, mas expôs também suas fragilidades.

Atualmente, o acesso à tecnologia se tornou viável para aqueles que possuem recursos financeiros. Porém, não basta dispor somente disto, é necessário adquirir conhecimentos e sabedoria para utilizá-la. Eis aí o paradigma da evolução profissional.

Cada vez mais, a tecnologia necessita de conhecimento, de estudo, de análise de expertise inovadoras. Novas soluções para velhos problemas, em busca de alternativas mais eficientes e sofisticadas.

A tecnologia dos sistemas computacionais surgiu com a finalidade de contribuir com a evolução profissional, impulsionar a necessidade de aprendizado e a capacitação para utilizá-la com propriedade.

A AltoQi - como um dos agentes deste processo - quer estar ao lado dos profissionais, participando desta evolução. Deseja, também, fazer parte do processo de conscientização de contratantes de serviços, de projetos e de soluções de Engenharia. Cada vez mais, o valor do trabalho está na solução proposta, no conhecimento do profissional e não se limita aos desenhos de projetos.

Hoje, a economia e a eficiência dos projetos não dependem do software que o profissional utiliza, mas de sua competência e dedicação ao operá-lo. Atualmente, quem contrata um projeto deve entender que não compra pranchas de desenho feitas em computador simplesmente, mas soluções geradas pela mente criativa de um profissional de Engenharia.

*Rui Luiz Gonçalves, formado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Gestão Empresarial, é diretor-presidente da AltoQi Tecnologia aplicada à Engenharia, empresa que desenvolve softwares para projetos estruturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.