Escadas = esporte radical

Escadas = esporte radical
Aprenda a usar e não use o postulado de Bechara como eu

sexta-feira, 19 de março de 2010

Aprendizado por osmose?

Difícil até escolher o título. Falar em aprendizado por Osmose, será que os alunos de hoje sabem o que é?

Postei sobre a mudança de postura dos pais frente ao professor. Leia emhttp://postuladodebechara.blogspot.com/2010/02/essa-pergunta-foi-vencedora-em-um.html e vários outros para sacudir o cérebro daqueles que ainda acreditam que o conhecimento é o maior tesouro. Hoje estamos cercados de informação, mas não estamos cercados de conhecimento. Temos internet que nos coloca à disposição todas as bibliotecas, fotos, vídeos, opiniões e tudo 24 horas por dia, todavia o maldito Ctrl C - Ctrl V é o movimento da moda. A informação não passa pela seleção de várias fontes, análise, síntese e conclusão do aluno. O trabalho de pesquisa se resume a ir ao google, buscar o assunto, olhar aqueles que são mais "da hora" e sair copiando e colando. Montando um trabalho Frankstein onde quem lê identifica o braço de um, perna de outro, tronco de outro e o cérebro do energúmeno que colocou o nome na folha. Por vezes nem se sabe onde se encontrou aquilo tudo, pois com certeza na correria o quadrúpede não referencia a bibliografia. Querer demais um trabalho elaborado conforme norma de trabalho acadêmico, não é?
Enfim, recebi um email do amigo Wanderson com a pérola de algum cidadão do Ctrl C - Ctrl V. Estamos cada vez pior. Exemplos não faltam na história de educação e a ética que vem como brinde:
  1. Juscelino Kubitschek passou fome e jurou estudar para melhorar de vida. Formou-se em medicina e especializou-se em Paris. Uma certa pessoa se vangloria de ter feito a escola da vida, não gostar de ler e não precisar de inglês. Acho que é a falta de dedo para segurar o lápis.
  2. A Rainha Elizabeth II durante a segunda guerra se alistou como enfermeira para cuidar dos soldados feridos contrariando a recomendação de Wiston Churchill para que a família real fosse para o Canadá. A primeira dama lá de São Bernardo buscou a cidadania italiana alegando querer um futuro melhor para seus filhos. E o futuro dos nossos filhos. Se o Brasil entrasse numa guerra, adivinhem quem se esconderia debaixo da cama?
  3. Em 1974 Nixon renunciou e pediu desculpas ao povo. Os escândalos aparecem e dizem que não sabiam de nada.
  4. O filho do primeiro-ministro Tony Blair encheu a lata e foi levado para a delegacia. Com medo de prejudicar o pai ele deu nome falso, mas não teve jeito e foi reconhecido. O pai, Tony Blair, foi buscá-lo na delegacia, sozinho numa madrugada fria. Tony Blair pediu desculpas ao povo pelos erros do seu filho. Um certo filho recebeu uma fortuna de uma empresa com vínculo público e o papai(aquele que não estudou) disse para não colocarem o filhinho nessa sujeira.
  5. O primeiro ministro indiano precisava comprar um avião novo. Comprou um EMB 195 por 10 milhões. Só lembrando, a Embraer é aquela empresa que fica ali em São José dos Campos e Gavião Peixoto não forneceu o aviãozinho para o sem dedo e sem estudo lá de São Bernardo-Brasília. Pagamos todos, eu, você e seus filhos por um aviãozinho de 57milhões. O Embraer voa para a India, mas não voa no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ou sugerir algum tema que julgue interessante ou até mesmo suas dúvidas.